Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > XVI ESUD e V CIESUD - Serviço de Tradução Simultânea
Início do conteúdo da página

TUDO SOBRE O XVI ESUD E V CIESUD

  • Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 13h28
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 14h17

O duplo congresso Esud (XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância) e Ciesud (V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância), maior evento de EaD da América Latina, realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), em parceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede), aconteceu de 25 a 29 de novembro, em Teresina.

Sediado no Centro Universitário Uninovafapi, o congresso foi repleto de discussões relevantes sobre a atualidade da EaD e de seu futuro. Contando com palestrantes nacionais e internacionais, o tema deste ano foi “Responsabilidades e desafios para a consolidação da Ead”.

Na segunda-feira, ocorreu o Fórum dos Coordenadores UAB (Universidade Aberta a Distância), a Reunião Nacional dos Coordenadores e-Tec Brasil e o Encontro dos Fóruns Estaduais de Coordenadores de Polo - Região Nordeste.

Os principais eventos e palestras tiveram transmissão simultânea pela Internet com a colaboração do Canal Educação, da Secretaria Estadual de Educação do Piauí.

A rádio CBN de Teresina (97.5) fez a cobertura diária durante os cinco dias de congresso. Na manhã de 25/11, transmitiu ao vivo as entrevistas com o diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, e com o Presidente da UniRede, Prof. Dr. Alexandre Martins dos Anjos.

IMG 7227

 

ABERTURA DO EVENTO

O primeiro dia de evento, 26 de novembro, contou com apresentação cultural da Orquestra Sanfônica de Teresina que tocou, além do Hino Nacional, grandes sucessos como Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

ESUD 26 11 2019 37

Em seguida, as boas vindas foram dadas pelo Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, pelo Presidente da UniRede, Prof. Dr. Alexandre Martins dos Anjos e pela Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira.

ESUD 26 11 2019 47

A palestra inicial foi proferida pelo Prof. Dr. Antonio Ramón Bartolomé Pina, da Universidade de Barcelona, que abordou o tema “Blockchain: nuevos desafios para la EaD”. O Blockchain é uma tecnologia que significa "cadeia de blocos" e permite o armazenamento de eventos criptografados. "E uma tecnologia que ajuda nos desafios do ensino a distância para manter/garantir a qualidade dos cursos”, afirma.

 ESUD 26 11 2019 70

 

WORKSHOPS DA CAPES, DA RNP E OFICINAS

O segundo dia do congresso contou com várias apresentações orais e cinco mesas de debates, sendo elas:

  • Mesa 1: Cenários atuais da EAD. Com Alexandre Martins dos Anjos (UniRede), Fernanda Marsaro dos Santos (INEP) e Ulysses Tavares Teixeira (INEP);
  • Mesa 2: Recursos Educacionais Abertos, com Ismar Frango Silveira (Mackenzie), Ebba Ossiannilsson (ICDE) e Tel Amiel (UNB);
  • Mesa 3: Institucionalização e Regulamentação, com Ilka Serra (UEMA), Giovane José da Silva (CONIF) e Anilton Salles Garcia (UFES);
  • Mesa 4: Políticas Públicas, com Carlos Eduardo Bielschowsky (UFRJ), Celso José da Costa (UFF) e Katia Morozov (UFMT);
  • Mesa 5: Currículo e Formação, com Edméa Oliveira dos Santos (UFRRJ), Ebba Ossiannilsson (ICDE) e Eduardo Cezari (IFTO).

Além dos debates, durante o dia, ocorreram também a abertura do II Workshop de Inovação da CAPES e o workshop Innovation Camp, da Rede Nacional de Pesquisa RNP), discutindo soluções inovadoras para a EaD.

WhatsApp Image 2019 12 03 at 10.04.40

A noite foram realizadas as oficinas:

  • Oficina 1: Gamificação na EaD: possibilidades utilizando o Moodle, com Aline Amorim (IFES), Paulo Roberto Montanaro (UFSCAR) e Júlia Marques Carvalho da Silva (IFRS);
  • Oficina 2: Moodle para professores, com William Mano (UEMA);
  • Oficina 3: Elaboração de projetos de cursos a distância: compartilhando uma metodologia de construção coletiva, com Ana Paula A. Fialho (FIOCRUZ) e Sheila Nunes (FIOCRUZ);
  • Oficina 4: O serviço de conferência web da RNP, com Mateus R. Oliveira (RNP);
  • Oficina 5: Método Trezentos, com Ricardo Fragelli;
  • Oficina 6: Como a internet das coisas pode auxiliar na avaliação de aprendizagem, com Francisco das Chagas B. Santos (IFPI) e Daniel Ferreira da Ponte (IFPI);
  • Oficina 7: Avaliações de IES para (re)credenciamento EAD, com Fábio Luís de Magalhães (UNIFESP).

WhatsApp Image 2019 11 28 at 09.51.11

APRESENTAÇÕES ORAIS, WORKSHOP DA CAPES E OFICINAS

Quinta-feira, terceiro dia de evento, teve apresentações orais, continuação do II Workshop da CAPES e as mesas de debates:

  • Mesa 6: Práticas Educativas e Redes de Aprendizagem, com Maria Teresa Pessoa (Universidade de Coimbra – Portugal) e Carlos Alberto P. de Oliveira (UERJ);
  • Mesa 7: Tecnologias assistivas e acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, com Klaus Schlunzen Junior (UNESP), José Antônio dos Santos Borges (UFRJ) e Cledinalva Oliveira (SEDUC);
  • Mesa 8: Metodologias ativas e aprendizagem adaptativa, com Mauro Pequeno (UFC), Ricardo Fragelli (UNB) e Stephen Downes (National Research Council of Canada);
  • Mesa 9: Competências socioemocionais na EaD, com Luiz Cláudio Pereira (Afya Educacional) e Eloiza Oliveira (UERJ);
  • Mesa 10: Direitos autorais na EaD, com Everton Knihs (MACKENZIE), Tel Amiel (UNB) e Helldânio Muniz Barros (OAB – PI).

 

ÚLTIMAS MESAS, PRÊMIO UNIREDE E ENCERRAMENTO

O último dia de congresso, 29/11, teve a manhã reservada para as apresentações orais e as mesas de debates:

  • Mesa 11: Tecnologias – usos e apropriações, com Diogo Casanova (University of West London – Inglaterra) e Alex Sandro Gomes (UFPE);
  • Mesa 12: Perspectivas e Futuro da EaD, com Maria Luiza Furlan (UEM), e Sérgio Franco (UFRGS).

Durante a tarde, houve a entrega do Prêmio UniRede, o qual - temos grande orgulho em informar - teve o Prof. Dr. Cleidinaldo Borges (Cead/Ciências Biológicas-PI), como ganhador, com o projeto "Tecnologias didático-biológicas e o Instagram como mídia digital (in) formativa".

SELECAO 3 920191202181203

Em seguida, ocorreu o lançamento do Esud 2020, a ser realizado em Goiânia sob a coordenação da Profa. Dra. Marília de Goyaz (UEG), presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A cerimônia de encerramento contou com palestra do Prof. Dr. Stephen Downes (National Research Council of Canada), com o tema: Ethics, analytics and the duty of care. As palestras em língua estrangeira tiveram tradução simultânea pelo sistema Zello.

IMG 8174 compressed

Contando com mais de 750 participantes, o Esud 2019 foi um evento de grande sucesso, que gerou ao longo dos dias 26 a 29 de novembro, discussões importantes sobre educação a distância e proporcionando aos presentes uma ampla visão da EaD de forma nacional e internacional.

Além da organização da UFPI, por intermédio do CEAD, e da UniRede, o sucesso desse evento se deve às parcerias com a Uninovafapi, com o Instituto Federal do Piauí e com a Universidade Estadual do Piauí, bem como, com o apoio da Capes, da FAPEPI, Governo do Estado do Piauí, SEDUC, SEBRAE, FADEX, ICDE, Rádio CBN Teresina (97.5 FM), Mel Wenzel e MANDARIM.

WhatsApp Image 2019 11 29 at 14.28.24

registrado em:
Fim do conteúdo da página