Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Educar em Direitos Humanos: uma perspectiva para o ensino de Filosofia em sala de aula
Início do conteúdo da página

I Fórum Esperança Garcia: raça, gênero, sexualidade e política de assistência estudantil na UFPI

  • Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2019, 10h06
  • Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2019, 10h06

23 05 2019 Comissão Esperança Garcia

 

 

Com o objetivo de apresentar para a Comunidade Acadêmica da UFPI a Comissão de Raça, Gênero e Assistência Estudantil “Esperança Garcia” da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis(PRAEC), a Comisão realiza nos dias 04 e 05 de junho o I Fórum Esperança Garcia: raça, gênero, sexualidade e política de assistência estudantil na Universiadade Federal do Piauí (UFPI); A proposta do Fórum é discutir cotas, racismo, gênero e sexualidade na comunidade da UFPI; tematizar a falsa abolição, o assédio moral a estudantes cotistas na UFPI e a insegurança intelectual provocada e ainda discutir e acolher demandas de políticas de assistência estudantil.

Tendo em vista a necessidade de apresentar à comunidade acadêmica da UFPI a Comissão de Raça, Gênero e Assistência Estudantil "Esperança Garcia" e a importância da discussão de temáticas interseccionais pertinentes ao objeto de trabalho da comissão, a expectativa da Comissão para o Fórum é que esse evento possa atrair o maior número de estudantes e docentes, além de técnicos administrativos da UFPI, interessados em uma universidade com práticas acadêmicas pautadas no respeito às diversidades, fortalecendo, dessa forma, a discussão e reflexão para a proposição e implementação de políticas inclusivas de assistência estudantil na UFPI.

O público-alvo divide-se em três segmentos: docentes, discentes e técnicos/as da UFPI. A abertura do evento vai acontecer no Cine teatro da UFPI e a programação segue no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE). Oferecendo um total de 300 vagas, o evento possui a carga horária de 20hrs.

 O formulário de inscrições para o evento encontra-se disponível no link: https://forms.gle/vhmFunoX2VaxQ9MQ7.

 

Confira a programação do evento:

 

Dia 04/06/2019

8h30 - Credenciamento

09:00 –     Mesa de Abertura – Reitoria da UFPI, PRAEC, PREXC, DCE, Comissão Esperança Garcia.

10:00 – mesa 1: A Falsa Abolição, Afrodescendencia e Racismo – Palestrantes Profa. Msc. Letícia Carolina Pereira do Nascimento (UFPI), Prof Dr. Mairton Celestino da Silva (UFPI), e Discente Brenda Mikaelly Mendes Ferreira Mota (UFPI)

14:00 – Mesa 2: Cotas, Interseccionalidade e Inclusão Social – Palestrantes: Prof Msc. Luís Carlos dos Santos (SP) e Discente Lucas Vinicius Viana dos Santos Ribeiro (UFPI)

16:30 – Mesa 3: Assédio Moral a Cotistas e Insegurança Intelectual – Profa Dra Maria Sueli Rodrigues de Sousa (UFPI) e Discente Paloma Maria Bezerra Nepomuceno (UFPI)

 

Dia 05/06/2019

08:30 – Mesa 4: Políticas de Assistência Estudantil – Técnico José Ferreira da Silva Júnior (PRAEC/UFPI) e Técnica Elis Rejane Silva Oliveira (UFPI)

10:30 – Mesa 5: Assédio Moral, Sexual e Lgbtfobia –  Profa Dra Lila Xavier Luz (UFPI) e Discente Jullyany Alves Teixeira (UFPI)

14:00  – Mesa 6: Gênero e Violência contra a Mulher – Profa Dra Rossana Maria Marinho Albuquerque (UFPI) e Discente Lara Danuta da Silva Amaral Gomes (UFPI)

16:30 – Mesa de encaminhamentos

registrado em:
Fim do conteúdo da página