Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > REUNI DIGITAL
Início do conteúdo da página
Programa de Expansão da EaD nas Universidades Federais – Reuni Digital

Com o intuito de ampliar o acesso ao Ensino Superior público e fomentar a permanência dos discentes na educação superior, o Ministério da Educação (MEC) consolidou suas ações no Programa de Expansão da EaD nas Universidades Federais – Reuni Digital. O objetivo do programa é ampliar o número de matrículas nas universidades federais do país por meio da modalidade online. O Reuni Digital também visa contribuir para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), em destaque a meta 12, que estabeleceu em 33% o percentual de matrículas para a população de 18 a 24 anos (taxa líquida) e em 50% para a população em geral (taxa bruta) até o ano de 2024.



Metas do programa:

  • Ampliar o acesso e a formação com qualidade aos cursos de nível superior para a população; 
  • Contribuir para a política de inclusão auxiliando no ingresso e permanência de alunos com vulnerabilidade socioeconômica, com deficiência física e de segmentos minoritários da população; 
  • Possibilitar a flexibilização de horários, o que potencializa reduzir a evasão do ensino superior; 
  • Potencializar o aproveitamento e adequação da infraestrutura existente das IES, para ofertar novas vagas em cursos de nível superior; 
  • Contribuir, por meio da Educação a Distância (EaD), na disseminação, aperfeiçoamento e criação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em especial, nas universidades federais.

 

Cursos oferecidos:

Os resultados são divulgados na página do Sisu.

  • Tecnólogo em Energias Renováveis - O campo de energias renováveis é uma área cada vez mais emergente e, do ponto de vista socioeconômico, que agrega todos os princípios de desenvolvimento sustentável e de preservação do meio ambiente. Ter profissionais qualificados na área, sobretudo contemplando regiões do estado onde as características geográficas e ambientais são propícias à instalação e desenvolvimento de tais energias, é de interesse e necessidade da sociedade piauiense. 

           

  • Tecnólogo em Gestão de Dados – O projeto foi pensado para a gestão dos negócios em cada um dos diversos segmentos econômicos que demanda por profissionais capazes de aferir e tratar dados para que as decisões estratégicas sejam corretamente balizadas. Tem a missão de contribuir para uma demanda de profissionais qualificados para enfrentar os desafios impostos pela área em crescimento em nível mundial.

         Coordenador: Ivenilton Moura

         E-mail: coordenacaogestaodedados@ufpi.edu.br

Fim do conteúdo da página