XIII ENCONTRO DE COORDENADORES DE POLO CEAD / UFPI
em 19/12/2018 - 8:42

Com o objetivo sistemático de aprimorar a educação a distância (EAD), realizou-se, muito recentemente, o XIII ENCONTRO DE COORDENADORES DE POLO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA (CEAD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI), no período de 17 a 18 de dezembro, no município de Parnaíba, Piauí. O evento conta com a participação da Direção do Centro, bem como de Coordenadores de Cursos e Polos da EAD tanto do Estado do Piauí quanto de outras Unidades Federativas, a exemplo do Maranhão, com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Ceará, Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Como esperado, o tema central gira em torno de temáticas relacionadas a ofertas dos cursos, das atuais demandas e do fortalecimento da EAD, em termos estaduais, regionais e nacionais. A este respeito, o Diretor do Centro da EAD e Coordenador da Universidade Aberta do Brasil / UFPI, Professor Doutor Gildásio Guedes Fernandes reforça que “[...] o momento do Encontro propicia intercâmbio de experiências impregnados de conhecimentos e novas ideias que contribuem para o desenvolvimento e melhoria do ensino ofertado”, haja vista que a EAD é a expectativa da educação do presente e do futuro, em termos de Brasil.

 

A abertura do evento esteve a cargo do Diretor do Centro da EAD e Coordenador da Universidade Aberta do Brasil / UFPI, Professor Doutor Gildásio Guedes Fernandes, na segunda-feira (17), às 9h. Além do mais, prosseguindo, a programação do primeiro dia incluiu mesa  redonda sobre novas ofertas / Portaria Seleção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) / Orientações Gerais, composta pelo Professor Doutor Gildásio Guedes; Professora Doutora Luciana Saraiva e Silva, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Orisvaldo Rodrigues Castro, da Secretaria de Estado de Educação do Piauí (Seduc).

 

Ainda no primeiro dia, o Professor Doutor Mauro Cavalcante Pequeno (UFC) proferiu palestra referente à temática extremamente atual e polêmica acerca da relação EAD e tecnologias digitais. A seguir, grupos de discussão trataram, de forma dinâmica, as seguintes temáticas a partir de tópicos sugeridos: infraestrutura dos Polos de Apoio Presencial; relações interpessoais; novas ações para dinamizar atividades acadêmicas nos Polos; relação alunos x instituições de ensino superior (IES) x Coordenação de Polo x Coordenação de Curso para apresentação posterior das inferências das equipes de estudo.

 

No segundo dia, terça-feira (18), a programação iniciou com a Apresentação do Plano de Ação dos Polos para o Triênio 2019-2021 e do Regimento Interno do Fórum Estadual de Coordenadores de Polo UAB / PI, apresentada pelo Fórum Estadual de Coordenadores de Polo / PI. Ainda no decorrer da programação, o Professor Doutor Leomá Albuquerque Matos, membro da Comissão Especial de Ensino de Graduação a Distância CEAD / UFPI discorreu sobre “Orientações de Gestão Acadêmica” e a Professora Mestre Lourdes Maria de Oliveira (UEMA) ministrou a palestra “Coordenadores de Polo diante da realidade atual: perspectivas e realidade.”

 

O final do evento incorporou atendimento individual entre os Coordenadores de Polo, Coordenadores UAB e Coordenadores de Curso, momento único para discussão das particularidades das diferentes realidades, culminando com o encerramento.

 

Seguem registros fotográficos de relevantes momentos do XIII ENCONTRO DE COORDENADORES DE POLO DO CEAD / (UFPI):

 

Mesa de abertura do evento. No centro, o Diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Guedes

 

Mesa de abertura com representantes de diferentes Instituições de Ensino Superior

 

Visão parcial da audiência do XIII Encontro de Coordenadores de Polo CEAD / UFPI

 

XIII Encontro de Coordenadores de Polo CEAD/UFPI

 

Encerramento do XIII Encontro de Coordenadores de Polo CEAD / UFPI

 


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI