Seminário: Midiatização, Formação Pedagógica e Tecnologias
Gilbués e Uruçuí
em 19/8/2016 - 14:10

A Universidade Federal do Piauí, por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância, realizou no dia 13 de agosto, o Seminário Temático: Midiatização, Formação Pedagógica e Tecnologias atuais na Educação a Distância, nos polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, nos municípios de Gilbués e Uruçuí. 

O Seminário Temático simboliza o encerramento das atividades da Especialização em Informática na Educação e percorreu todos os polos de apoio presencial em nos municípios em que o curso foi ofertado, são eles: Anísio de Abreu, Inhuma, Campo Maior, Esperantina, Simões, Pio IX, Paes Landim, Gilbués e Uruçuí, no período compreendido entre 22 de julho e 13 de agosto. 

Prof. Dr. Arnaldo Oliveira ministra palestra "Midiatização das práticas educativas no Contexto da Educação a Distância"

Em Gilbués foram apresentadas as palestras “A prática pedagógica do professor em cursos EaD” pela Prof. Ms. Cleidinalva M. Barbosa Oliveira e “Midiatização das práticas educativas no Contexto da Educação a Distância” pelo Prof. Dr. Arnaldo Oliveira Souza Junior, ambas mediadas pela Prof. Elisabete Araújo Costa. 

Palestra "A prática pedagógica do professor em cursos EaD” ministrada pela Prof. Ms. Cleidinalva Barbosa

“Educação da linguagem: da virada linguística a midiatização das tecnologias atuais” foi a palestra ministrada pelo Prof. Dr. José Vanderlei Carneiro, enquanto  a palestra “Técnica, transhumanos e biopolítica: os desafios da educação diante do mundo da técnica” foi apresentada pelo Prof. Dr. José Elielton de Sousa, no município de Uruçuí. 

Após as mesas-redondas, os alunos da especialização realizaram apresentação de trabalhos em forma de banners, em seus respectivos polos. O evento que inicialmente era exclusivo aos alunos, reuniu um público geral (somando todos os polos) de aproximadamente 700 pessoas. 

Alunos participam do Seminário

"O Curso de Especialização em Informática na Educação permitiu aos seus alunos a possibilidade de compreender a importância do uso das tecnologias nas práticas pedagógicas, bem como o trabalho com uma pedagogia baseado em projetos que permita a inserção das mídias no processo educativo. Desta forma, foi salutar a culminância dos Trabalhos de Conclusão de Curso neste Seminário Temático, por considerar momento oportuno para apresentar objetos resultados das pesquisas dos alunos, e discussões acerca do Eixo Midiatização, Formação Pedagógica e Tecnologias atuais na EaD", conclui o coordenador do curso Prof. Dr. Arnaldo Souza. 

O seminário itinerante foi uma realização da coordenação do curso de Especialização em Informática na Educação, com o apoio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Pró-Reitoria de Extensão – PREX, Coordenadoria de Cursos não Obrigatórios (CCENO) e das Coordenações dos Polos de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI