UFPI oferece doutorado interdisciplinar em Meio Ambiente
O Programa é desenvolvido por meio da Associação Ampla em Rede, integrada por sete Instituições de Ensino Superior
em 23/6/2014 - 10:18

Em 2010, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) instituiu o Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (DDMA) com o objetivo de ampliar o conhecimento nessa área e capacitar profissionais para dar respostas à problemática ambiental.

O Programa é desenvolvido por meio da Associação Ampla em Rede, integrada por sete Instituições de Ensino Superior, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFSE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com caráter interdisciplinaridade. Durante esses quatro anos de atividade, o Curso já titulou três doutores e, atualmente, conta com um total de 35 doutorandos. Segundo a Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Lira Monteiro, o Curso promove intercâmbios de alunos e professores entre as instituições associadas com o objetivo de promover a interação e troca de conhecimentos.

Um dos grandes diferenciais do DDMA é o caráter interdisciplinar, o que possibilita a inserção de doutorandos de várias áreas de formação como Biologia, Economia, Física, Comunicação Social, Administração, entre outros. "O tema meio ambiente perpassa todas as disciplinas e precisa ser estudado de forma abrangente", explica a Coordenadora Dr.ª Maria do Socorro Lira Monteiro.

O Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (DDMA) da UFPI é sediado no Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste (TROPEN), Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.
O Programa surgiu em 2010, como desdobramento do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. O DDMA encerra caráter interdisciplinar e possui duas linhas de pesquisa: "Planejamento e Gestão de Zonas Semiáridas e Ecossistemas Limítrofes" e "Ordenamento Territorial e Gestão de Conflitos nos Ambientes Costeiros".

 

Para mais informações, acesse a página do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

 

Fonte: Site UFPI


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI