Simplício Mendes faz Encontro:Formando Controladores Sociais
Em comemoração pela passagem do Dia do Administrador, 09 de outubro.
em 17/10/2011 - 16:17

\FOTOSM33.jpg

Abertura do evento: Naira Lopes, coordenadora do Polo UAB; José Araújo Pinheiro Júnior, procurador geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas; Ubiraci Carvalho, deputado estadual;Olavo Rebelo, conselheiro do TCE-PI e diretor da Escola de Contas/TCE-PI; Zé Lopes, prefeito de Simplício Mendes; e Antilhon rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Simplício Mendes-PI.

O Polo UAB de Apoio Presencial Antonio de Moura Fé, localizado em Simplício Mendes-PI, realizou dia 01/10/2011º o Encontro: Formando Controladores Sociais, no auditório do Núcleo de Educação Profissional Arnaldo Ferreira de Carvalho em comemoração pela passagem  do Dia do Administrador, 09 de outubro, comemorado pelo Polo anualmente, organizado pelas turmas de Administração-EAD/UFPI e Administração Pública PNAP/UFPI.

\FOTOSM13.jpg

 Este ano o evento teve um diferencial de extrema significância.  Contou  com a parceria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, instituição de elevada credibilidade e respeito junto à sociedade piauiense.

A programação foi desenvolvida conforme o planejado.  Pela manhã, a abertura do evento deu-se com a execução do Hino de Simplício Mendes, com imagens da cidade. Em seguida houve um momento cultural com as apresentações do cordelista Márcio Mendes e do Sanfoneiro Gabriel.  Esse momento foi conduzido pelo conselheiro e diretor da Escola do TCE-PI, Olavo Rebelo, que também participou dos debates.

\FOTOSM5.jpg

As atividades tiveram sequência com a mesa-redonda Formação de Controladores Sociais, seguida de debate com os palestrantes. A mesa abordou os subtemas Conhecendo o Tribunal de Contas, comentado por Jaime Amorim Junior (conselheiro substituto e auditor); Ferramentas de Controle Social, por José Inaldo de Oliveira e Silva (auditor e diretor da Inspetoria de Obras e serviços Públicos) e Marcus Vinícius de Sousa Lemos (auditor fiscal); e Principais Falhas em Prestações de Contas, por Vilmar Barros Miranda. Seguiu com a palestra Lei de Responsabilidade Fiscal e Democracia, proferida por Delano Carneiro da Cunha Câmara, conselheiro substituto e diretor adjunto da Escola do TCE.

\FOTOSM66.jpg

Palestra "Conhecendo o Tribunal de Contas", ministrada por Jaime Amorim, conselheiro substituto e auditor.

\FOTOSM7.jpg

\FOTOSM8.jpg

Palestra:  "Ferramenta de Controle Social" - Marcos Vinícius (Auditor Fiscal).

\FOTOSM12.jpg

\FOTOSM15.jpg

Na parte da tarde, os estudantes participaram do minicurso Licitações e contratos: uma visão geral do procedimento, ministrado por José Araújo Pinheiro Júnior, procurador geral do Ministério Público junto ao TCE-PI.

\FOTOSM999.jpg

 José Araújo Pinheiro Júnior, procurador geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, ministra o minicurso "Licitações e Contratos-Uma visão geral do procedimento."

O auditório do Núcleo de Educação Profissional Arnaldo Ferreira de Carvalho ficou lotado. Além dos estudantes do Polo UAB, prefeitos de Simplício Mendes, José Lopes; de São Francisco de Assis, Laerson de Lourival; e de Campinas do Piauí, Arlindo Bispo. Compareceram ainda o deputado Ubiraci Carvalho, representando o governador do Estado; e vereadores de vários municípios piauienses.

\FOTOSM101.jpg

José Araújo Pinheiro Júnior, procurador geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas; Delano Câmara, conselheiro substituto e subdiretor da Escola de Contas; Naira Moura, coordenadora do Polo UAB;Anete almeida, coordenadora de cerimonial e relações públicas do TCE-PI; Olavo Rebelo, conselheiro e diretor da Escola de Contas do TCE-PI;e Arlindo Bispo, prefeito de Campinas do Piauí.

 \FOTOSM4.jpg

De acordo com a coordenadora do Polo, Profª. Msc. Naira Moura “As palestra foram de alto nível e com temas muito importantes. Isso motiva muito os alunos que se mostraram entusiasmados, inclusive fizeram muitas perguntas aos palestrantes, assim também como a comunidade. O evento representou um marco na história da cidade. Foi uma honra e um privilégio firmar uma parceria com uma instituição de credibilidade e respeito como o TCE-P. Os certificados dos participantes levarão o nome do Polo e do TCE-PI.”

\FOTOSM1.jpg

\FOTOSM2.jpg

O Encontro: Formando Controladores Sociais teve o apoio do Núcleo de Educação Profissional Arnaldo Ferreira de Carvalho e das prefeituras de Simplício Mendes, Bela Vista do PI, Campinas do PI e São Francisco de Assis.  Resultou de uma parceria entre a Universidade Aberta do Brasil-UAB/UFPI, Tribunal de Contas do Piauí-TCE, PNAP: Programa Nacional de Formação em Administração Pública e Secretaria  Estadual de Educação do Piauí-Seduc.

CEAD/UFPI.


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI