Apresentação

O Curso de Licenciatura em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí, na modalidade à distância, constitui-se de uma base alicerçada em temas que possibilitam e interrelacionam-se com o fenômeno educativo, compreendendo assim, o espaço como uma ferramenta de comunicação e de participação social, promovendo o desenvolvimento de cidadãos críticos e reflexivos. Espera-se, dessa forma, poder trabalhar questões educacionais de acordo com a realidade do Estado do Piauí, a fim de oferecer meios para qualificar o futuro professor de geografia com novas formas de intervenções no ambiente escolar, bem como na utilização de ferramentas metodológicas inovadoras.

O Curso de Licenciatura em Geografia é oferecido pela Universidade Federal do Piauí desde 1971, ano da implantação desta instituição de ensino superior. Contudo, apesar de ter mais de quarenta anos de existência, a oferta desse curso, ocorre apenas em Teresina (capital). Diante disso, tem-se a necessidade de expandir a oportunidade para outros municípios e, consequentemente, espera-se formar profissionais com condições de desempenharem o papel de professor e educador com relevante competência.

O curso utilizará uma combinação de materiais didáticos: impressos, teleconferências, videoaulas, Internet, videoconferências, e, principalmente, um sistema de acompanhamento ao estudante a distância com apoio de tutores e monitores via 0800, fax, e-mail e correio postal. Os cursos à distância têm demonstrado ótimos resultados nas experiências existentes e atende a uma ampla procura de profissionais de todas as áreas.




Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI